25.2.11

Os erros grosseiros de alguns economistas da moda....

Quatro erros fundamentais, de entre outros tantos, que infelizmente vão fazendo a "moda" no discurso económico

1º erro :Competir no mercado mundial:

Considerar que os países são empresas em concorrencia permanente. O comércio internacional não é competitividade, mas sim trocas beneficamente mútuas. Ademais, o objectivo principal do comércio internacional são as importações e não as exportações, ou por outras palavras, o que um país ganha com o comércio internacional é a capacidade de importar coisas de que necessita; as exportações são uma resultante.

2º erro: Produtividade
Uma produtividade elevada, num país, é benéfica porque permite ao país produzir e, consequentemente, consumir mais e não por ajudar um país a competir com outros países, conceito válido quer numa economia aberta, como numa economia fechada.

3º erro: Sectores de elevado valor acrescentado
Se um país é mais produtivo que outro, sejam quais forem os sectores de actividade considerados, o valor agregado por trabalhador será sempre superior quando comparado com um país onde a produtividade seja menor. Obviamente que a riqueza de um país não depende de se especializar em sectores de actividade de outro(s) país(ses), onde o valor acrescentado seja maior. É tudo uma questão de produtividade, sejam quais forem os sectores em que o país opere.

4º erro: Emprego
O nível de emprego num país é uma questão macroeconómica, dependendo a curto prazo da procura agregada e a longo prazo da taxa natural de desemprego; a microeconomia quase não tem efeitos líquidos. A política comercial tem de ser encarada sobre a perspectiva do seu impacto sobre a eficiência, e não sobre o número de empregos criados ou perdidos.

Sem comentários: