15.9.08

A rapidez do processo....

"Lehman Brothers, the storied Wall Street securities firm, announced on its Web site early Monday that it will file for Chapter 11 bankruptcy protection".NYTimes.

É tudo muito rápido, mas igualmente certo, no mundo financeiro e ainda agora começou. E era previsível, sem necessidade de recorrer a dotes de adivinhação.
Até se podem assacar "culpas" a Alan Greenspan, alguns já o fizeram, pelo modelo que utilizou na gestão do FED. Não concordo mas, independentemente desta querela sem sentido, havia uma política virada para a taxa de desemprego e, na sua substituição, a política do FED virou-se para a taxa de inflação. Hoje o desemprego eestá nos 7% (nunca ultrapassava os 3%) e a inflação está nos 6% (nunca chegava a 3%).

Depois temos todos os outros, que perante os sinais evidentes em Agosto de 2007, não os perceberam. nestes inclui-se toda a Europa (BCE incluído). A nível nacional os cromossomas do governo e da oposição impossibilitam, ainda, uma leitura dos acontecimentos. Mas também, quando a voz de referência nestas matérias, por parte do PSD, é António Borges (lembram-se de uma entrevista ao Expresso, onde dissecava a crise do imobiliário e fazia conjecturas sobre o futuro? Foi de levar às lágrimas), perante as suas afirmações sempre me pergunto: este homem sabe alguma coisa de economia e finanças? Vive em Londres? É político? É que se acaso é mesmo tudo isto não parece nada.

Sem comentários: