7.7.07

Os candidatos e as ideias dos apoiantes....

No início das cerca de duas horas de debate, o presidente da YDreams apontou Barcelona e Austin (Texas, Estados Unidos) como exemplos de cidades criativas e sugeriu que Lisboa crie uma t-shirt transparente.
"Uma t-shirt transparente para simbolizar a ideia de cidade transparente", explicou.
.
Transparente, devassa e de mau gosto, digo eu.
Imaginemos uns imensos barrigudos, membros afanosos da geração hamburger, com pelos no peito e no umbigo, a passearem-se por Barcelona, Paris, Londres, Roma ou, mesmo, Austin, com uma t-shirt transparente, onde para além das pregas de gordura e pelosidades sobressai o nome Lisboa. Bonito de se ver, sem dúvida e ilustrativo da qualidade de Lisboa.
.
Grandes ideias a uma semana de eleições para a CML. Grandes projectos e grandes homens.
.
Amigo inteligente, acisado, perguntava-me qual o candidato que considerava reunir condições para presidir aos destino da capital. A resposta foi: nenhum!
Quando sou confrontado com esta pobreza de espírito dos apoiantes, convidados, simpatizantes, adapto o ditado: diz-me com quem andas, dir-te-ei que ideias tens.
§§§
Porque asneiras são asneiras, não posso deixar de praticar a útil arte de ensinar, mesmo que por norma não o faça em relação aos comentários que recebo. Assim, e para que não subsistam dúvidas, se o transporte de uma significação própria de um vocábulo para outra signficação, que por comparação que se subentende, configura uma metáfora - sendo o caso da t-shirt tranparente, que através da estampagem do nome Lisboa, cria a figura de retórica que prefigura a metáfora - a t-shirt em si, não é nunca uma metáfora, mas o veículo para a construção da metáfora. Pelo que uma t-shirt transparente é, neste caso, sempre uma t-shirt transparente.
.
Acresce que Lisboa não é uma cidade transparente (só se a ideia é incutir o princípio da erradicação da corrupção, o que não me parece que resulte dentro do espíriito turístico que presídiu à ideia), Lisboa é a cidade BRANCA, tornando-se de difícil gestão camarária, precisamente por esta característica que lhe é reconhecida ser ameaçada, diáriamente, pelos diversos agentes poluidores.
.
Dias menos bons todos têm e a ideia, por muito bem-intencionada que seja, é uma má ideia, pelas repercurssões de imagem apontadas.
.
O desconhecimento não. Esse é perene e não abona a favor de quem o exibe, não é abespinhado António Câmara? (Se é esse de facto o seu nome).

Sem comentários: