29.9.06

Que me desculpem, mas de Espanha nem bom vento, nem bom casamento.....

No debate de 2 feira passada no Prós e Contras, ficou claro que J. M. Aznar fez o seu papel, Manuel Dias Loureiro também e o Prof. Ernani Lopes, afastado há muitos anos da vida política activa, com o distanciamento saudável que o referido afastamento permite, deu-nos uma visão realista e, acima de tudo qualificada, dos perigos próximos que a economia e as empresas portuguesas enfrentam, por incapacidade de consolidação das suas posições económicas nos últimos trinta anos.
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Na realidade, a enorme diferença na capacidade de capitalização das empresas portuguesas, face às congéneres espanholas, coloca-as numa situação de perigo iminente consubstanciada na fragilidade dos recursos financeiros e na decorrente fraca capacidade de alavancagem dos seus negócios.
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Aliar com Espanha (leia-se empresas espanholas) é correr para o abismo, sendo excepções as cimenteiras (cartelizadas) e a indústria de papel (cartelizada), bem como, de alguma forma, os aglomerados de madeira (embora neste caso exista dificuldade idêntica no resto do mundo, onde a dimensão portuguesa é insignificante, quer ao nível dos recursos financeiros, quer da dimensão dos meios de produção.
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Para os petróleos, leia-se Galp, o caminho passa, forçosamente, pela capacidade de arregimentar um pacto estratégico com a Petrobras, única solução para aumentar a sua capacidade exploratória de actuais e novos blocos, usando como factor determinante, o dote constituído pela facilidade de penetração na África portuguesa, pelo razão de ser membro da UE e pelo reconhecido know-how técnico e de gestãoque possui.
Já a EDP terá de sustentar as suas políticas numa manutenção férrea da sua independência, até ao dia em que, impelida pela política geral económica europeia, se constituam as futuras 4 ou 5 grandes famílias energéticas europeias, situação na qual muito dificilmente deixará de pertencer ao grande grupo Ibérico que virá a ser constituído.
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Para todos so restantes sectores económicos relevantes o futuro será a strategie du poisson. Ou seja, os grandes comem os pequenos; por outras palavras, as OPAS vão estar na ordem do dia e não se espere que sejam as empresas portuguesas a ficar por cima: não existe massa crítica para intentar qualquer acção; existe muita fragilidade para que se tornem apetecíveis ao exterior, leia-se Espanha. Porquê o interesse espanhol ? Porque Portugal e Espanha, em conjunto, significam um mercado superior ao francês e, na lógica da dimensão dos mercados, este é um dado fundamental.
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Não existe solução ?
Uma solução exacta não existe, mas pode-se falar de aproximações à solução, capazes de melhorar e dimiuir, fortemente, a tendência actual. O problema é a crescente falta de tempo.
Os parceirso indicados para as empresas portuguesas na sua estratégia de internacionalização são, preferencialmente, parceiros financeiros, quaisquer que sejam, tenham a origem que tiverem. Estes parceiros não têm know-how, não pretendem implementar ou lutar por modelos de gestão, preocupando-se, essencialmente, com os resultados. A dimensão é um óbice, neste caso, porque o parceiro financeiro só estará disponível até um certo ponto de envolvimento, mas aí terá de entrar a capacidade de montagem de operações com vários agentes, em simultâneo ou temporalmente desfasados. Desta política faz parte, igualmente, a capacidade de alienar activos hipervalorizados para enfrentar novos desafios, com amior capacidade de alavancagem financeira e tecnológica, garantindo as parcerias financeiras, sempre acompanhadas de parceiros locais.
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Posto isto, fica claro que o mercado europeu é para esuqecder, por parte das empresas portuguesas. O esforço de investimento é incomportável, face às expectativas temporais de retorno do investimento efectuado.
Assim, há que olhar o Atlantico como ponto de partida para a escolha dos mercados a operar, não significando este olhar, um prender da retina exclusivamente em África e no Brasil, mercados apetecíveis mas perigosos, cada um à sua maneira.
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Sendo assim, o prof. Ernani Lopes tinha razão quando afirmava que fazer parcerias com empresas espanholas para explorar territórios de língua portuguesa é, garantidamente, muito bem visto e apreciado pelas empresas espanholas.

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