5.7.05

ENTREVISTA de JS ao Diário Semanal

excerto da entrevista concedida por José Sócrates ao Diário Semanal, no número de Julho, a propósito do investimento público previsto até 2009:
  • DS - Quais as medidas que o senhor se prepara para anunciar ao país?
  • JS - O Governo prepara-se para investir 25 mil milhões de euros na economia portuguesa e criar 120.000 novos postos de trabalho, a um ritmo de 30.000 por ano até 2009. Há-de concordar que este é um esforço enorme no sentido da modernização da economia portuguesa e da sua revitalização. E estou a falar de apenas 1/5 do investimento total previsto para esta legislatura.
  • DS - Alguma razão para avançar com o TGV e o aeroporto da OTA, quando as carências do País são manifestamente enormes e são pedidos crescentes sacrifícios aos portugueses ?
  • JS - Ainda bem que me coloca essa questão. A razão para esse investimento prende-se, fundamentalmente, com ..PIIP....e por essa razão resolvemos avançar já. Não podemos esquecer que ..PIIP...Em resumo são estas as razões do Governo.
  • DS - Ah! E porquê uma verba tão pequena afecta à educação e à saúde ?
  • JS - É com gosto que respondo a essa questão. Considero fundamental...PIIP... pelo que esperamos que na próxima década a alavancagem conseguida através de...PIIP...faça de Portugal um País totalmente diferente.
  • DS - Aaahh! E a banda larga? É convicção do governo que este Portugal tem capacidade de colocar, à imagem do sonho de Bill Gates, um computador em casa de uma larga maioria de portugueses, em tão pouco tempo, que justifique o destaque dado à medida? Não seria mais proveitoso alicerçar o ensino universitário nas tecnologias de ponta, pela dotação de mais e melhor equipamento de cálculo, ou mesmo de programação e planificação de toda a actividade escolar, a exemplo do que se passa noutros países europeus, nomeadamente França e Inglaterra?
  • JS - Repare. Como já lhe expliquei, a dotação para o ensino vai permitir que...PIIP...pelo que a questão não se coloca. Por outro lado considero importante, diria mesmo fundamental que Portugal nos próximos anos ...PIIP...pelo que essa medida, como reconhecerá, faz todo o sentido.
  • DS - Aaaaaahhhh! Mas e a contestação a essas medidas, aos custos imensos de um comboio de alta velocidade, ao investimento no aeroporto da Portela e, em simultâneo na OTA, com as críticas a surgirem de todos os quadrantes e o País carregado de sacrifícios. Que resposta tem para dar aos críticos do pacote que agora anuncia?
  • JS - ...PIIP...PIIP...PIIP...PIIP...PIIP....Agora não respondo a mais perguntas dos senhores jornalistas. Obrigado.

Sem comentários: