16.2.05

Aurea Mediocritas (2)
De acordo com os dados agora divulgados a taxa de desemprego situa-se nos 7,1 % da polpulação activa. Temo que peque por escassa.
Afirmar contudo, como Sócrates o fez, que é trágica e deveria ter feito soar algumas campaínhas de alarme, pode parecer indicar que era desconhecida a sua dimensão e totalmente inesperada.
Vejamos então se é possível: não esteve Sócrates na Assembleia da República? ; Não é líder do maior partido da oposição? ; Não dispoõe a Assembleia de inúmeras comissões e grupos de trabalho, que estudam os temas considerados prementes e que se relacionam com as várias instituções nacionais, públicas e privadas? ; Não tem a Assembleia a capacidade de chamar os membros do Governo para os questionar e se inteirar dos problemas ? ; Não têm os partidos na oposição "gabinetes sombra" que estudam os diversos "dossiers" e ajudam a trazer à discussão variadíssimas questões? ; Não é hoje a prática política uma acção altamente profissionalizada?
Como conceber, então, que para o líder da oposição os dados vindos a público sobre o desemprego sejam uma completa surpresa ?
Só se entende por falácia ou manifesta má-fé.
Ad augusta per angusta!

Sem comentários: