10.6.08

Uma pequena brincadeira...com raças.

O BE exigiu, esta segunda-feira, explicações ao Presidente da República por ter-se referido ao 10 de Junho como «dia da raça», recuperando uma expressão conotada com o Antigo Regime. A posição bloquista foi entretanto partilhada pelo PCP.
.
Concordo inteiramente; não podia concordar mais. Senão vejamos:
(1) no tempo da "velha senhora", a raça a que se aludia ou era conotada, para alguns muitos, com patriotismo ou, para outros menos, com anti-comunismo, mas por aqui nos ficávamos;
.
(2) hoje a coisa é mais complexa: temos, para uns, a "raça dos políticos execráveis"; para outros a "raça de malandros", que inclui também políticos mas é mais lata; para outros ainda a "raça de corruptos" ainda mais ampla; temos ainda a "corja de bandidos" que pode ser entendida como uma raça, onde se incluiem a DGF, a ASAE, ainda e sempre os políticos e o patronato capitalista. E existem ainda as "raças" patriotas e as anti-comunistas.
.
Muitas mais, mesmo assim, poderiam ser aventadas (nem tocámos no futebol). Considero, assim, pertinente uma explicação concisa se o dia 10 de Junho é o dia de todas as raças.
.
Porque a questão é mais profunda do que parece. A posição do BE e do PCP é inteiramente coincidente com a sua postura e filosofia políticas. A construção da ideia (posição) baseada na dialéctica pressupõe a reflexão de uma coisa em relação com outras. Se, contudo, a corrente de pensamento for essencialista, a reflexão da coisa é feita em si mesma, ou seja, não implica nem pressupõe comparações, revelando-se em si própria.
.
Se, como penso, o PR aludia a raça no princípio filosófico essencialista, as raças estão lá todas. Caso contrário, há que determinar quais as raças, que em discussão e confronto com outras, merecem ser mencionadas no 10 de Junho.

Sem comentários: