15.6.07

O camaleão socialista

"O candidato do PS à CML destacou hoje a importância da Igreja Católica para o futuro da cidade em áreas como a acção social e a defesa do património histórico".

Pergunta a António Costa: enquanto Ministro esteve contra a reordenação do cardeal patriarca de Lisboa - o mesmo é dizer a Igreja - no protocolo do Estado, aquando este tema foi discutido ?

Porque é certo: a considerar o papel da Igreja fundamental em Lisboa, a capital, considera-se fundamental no País, por maioria de razão.
.
É António Costa, o mesmo que foi Ministro, que agora afirma/admite que: "...A Igreja Católica é depositária de um valioso património histórico essencial ..." e "...A Igreja Católica conhece a cidade, os seus dramas sociais e tem uma relação profunda com as pessoas. As instituições ligadas à Igreja Católica são parceiras da cidade no acolhimento e na ajuda às populações."
.
Se conhece Lisboa, conhece o País, porque a Igreja está em todo o lado, e se está em todo o lado está igualmente nas escolas, onde quase tudo começa, desde o acolhimento, à ajuda e, não menos importante, à transmissão do património histórico.
.
Foi igualmente este Governo, no qual Antóinio Costa era o número 2, que deu instruções para a retirada dos crucifixos de todas as escolas do País.
.
Já o afirmei antes: num Mundo em decomposição de valores, aceito que se discuta o dogma religioso mas não aceito que se perca o normativo religioso, porque as normas que a Igreja transmite devem, obrigatóriamente, ser seguidas por todos, independentemente de se acreditar ou não no dogma. E porquê? Porque são boas, tanto na essência como no caminho que ilustram e apontam, ao nível do carácter, do comportamento moral, da compreensão e da acção social.
.
Alguém, de boa fé, aceita criticar a forma como Jesus é apresentado pela Igreja, a sua maneira de viver, de partilhar, a abnegação constante, a vontade indómita de lutar políticamente contra o poder instituído que considerava iníquo e, igualmente importante, a capacidade de sofrer, aceitando o seu sofrimento como exemplo para todos os outros ?
Foi este conjunto de valores, inscritos nos crucifixos, substantivamente, que o Governo pretendeu erradicar das escolas ?
.
São estes os valores a que António Costa apela agora, na altura de cativar votos ?

Sem comentários: