29.6.06

A união é a nossa força.....

Ao anunciar, hoje, o início de conversações com a ETA, (no convencimento de que a ETA não voltará a matar!!!!!), Zapatero dá mais um passo decisivo na cisão de Espanha como a conhecemos, escancarando a porta à criação de uma federação de estados.

A questão podia colocar-se ao nível da aceitabilidade de um governo de um estado de direito encetar negociações com uma organização terrorista, com base no pressuposto bondoso de que essa organização não voltará a matar.

Interessa muito mais encarar estas negociações, para nós portugueses, como uma oportunidade de vir a criar laços de aliança, com algumas das autonomias saídas do processo de desagregação espanhol, mais do que discutir a condução das acções do executivo espanhol.

Não tenho qualquer dúvida em afirmar que esta é uma janela de oportunidade para a Nação portuguesa, que terá de ser aproveitada de uma forma inteligente, através de uma política externa forte e capaz, encetando, desde já, esse caminho, cautelosamente mas com objectivos traçados e conhecimento exacto das pretensões e necessidades reconhecidas.

O tempo não oferece oportunidades aos povos de uma forma continuada e nós temos, ao longo daa nossa História, provado saber agarrar algumas delas. Que agarremos, então, esta, como povo uno e indiviso, com quase novecentos anos de fronteiras polítcas e geográficas comuns e com toda a força que essa condição nos permite, naturalmente, usufruir.

Não é a altura de sermos parvos, ou como outros preferem, modernos!

Sem comentários: