10.1.06

Os tontos da nossa política e a política de todas as tonterias...

Manuel Pinho afirmou no Parlamento não haver conflitos de interesses entre a EDP e a Iberdrola. Não há senão outra coisa. Quem quer o ministro - dizem-me que muito fraquinho; que convoca assessores e presidentes de instituições públicas para reuniões quase diárias, sem agenda e sem que, no final, alguém tenha percebido porque esteve presente e a fazer o quê - enganar?
DEpois ainda afirma que não merece a pena fazer o discurso do gato escondido com o rabo de fora. Porque, afirma o senhor, se alguém tem alguma prova de que algo de anormal se passa na relação com a Iberdrola e o governo socialista (presente e passado) e os interesses nacionais, que a apresente, que não se acanhe. O tom foi desafiador, mas dito assim faz-me lembrar as fugas para a frente, e muito provávelmente o que teremos é rabo escondido com gato de fora - aqui o gato é claramente Pina Moura e o rabo o ministério que exerceu.
Parece inequívoco o conflito de interesses. É claramente inequívoco o prejuízo imenso que resulta para os interesses nacionais da cedência feita à Iberdrola pelo governo, que uma vez mais age directamente na gestão da empresa, contra as mais elementares regras de actuação de um executivo, em função de uma empresa de capitais mistos e do sector energético, que como já afirmámos anteriormente, se deveria pautar por um papel mais regulador e menos interventivo ao nível da gestão.
Não será dispiciendo relembrar que a relação entre a EDP e a Iberdrola entornou o caldo na altura em que foi anunciada a fusão entre a Iberdrola e a Endesa.
A parceria abortou pela ausência de comunicação entre as duas empresas, pela constatação clara que a estratégia de uma não era compatível com os objectivos estratégicos da outra.
Nem rateando os mercados.

1 comentário:

Anónimo disse...

Indesa? Indesa o Endesa?