4.1.06

Ai, Soares, Soares....

Mário Soares afirma perante as cameras da RTP1, a propósito do caso EDP/Iberdrola, que a vinda de capitais estrangeiros (privados) para Portugal é positivo e, como tal, bom para o País. Em abstracto, claro, como ajuntou de imediato.
Quando se fala em capital não existe abstração.
Quando se fala em capital fala-se em dinheiro e o dinheiro não é nem nunca foi abstracto, nem as consequências da sua posse e utilização o são. Dependendo das origens e dos interesses, a vinda de capital poderá ser ou não benéfica. Mas ninguém espera que Mário Soares entenda estas coisas, quando não entende outras mais simples. Querem um exemplo?
~
Na mesma situação e ainda perante as cameras da RTP1, Soares queixou-se da falta de cobertura que a estação de Carnaxide atribui à sua campanha, por comparação com a evidência que é atribuída à campanha de Cavaco Silva.
Acontece que a SIC é detida por capitais privados e, assim sendo, é livre de estabelecer os seus próprios critérios de selecção e passagem da informação nos boletins noticiosos, desde que não atente contra a ética, a moral e lei públicas, não precisando de ser isenta na informação que presta. As audiências mostrarão na prática se a linha editorial da estação está certa ou errada (caso as taxas de audiências sejam fiáveis, o que duvido).
Caso contrário sucede com a RTP1, que por ser uma estação pública, paga por todos nós, deverá primar pela isenção.
~
Como se verifica, o Dr. Soares defende a entrada de capitais privados em Portugal, mas depois pretende ser criticável a actuação desses capitais, quando o seu comportamento é, supostamente, conflituante com os seus interesses.
A nível político e económico, Dr. Soares, é a issso que se chama a transferência dos centros de decisão, porque impedem que o País se defenda e veja os seus interesses defendidos nacional e internacionalmente.
Quando se fala de energia pior ainda, pelo que todo o cuidado é pouco nestas matérias.
Sol na eira e chuva no nabal.....era bom, era, mas não existe.

Sem comentários: