9.10.05

A VERIFICAREM-SE AS SONDAGENS...

Todos quantos pretenderam acenar a bandeira do populismo nas campanhas de Valentim, Felgueiras e Isaltino, deverão agora afinar o discurso, porque as respectivas vitórias se basearam, todas elas, em trabalho efectuado e visível durante um ou vários mandatos e querer manter a tónica no populismo, equivale a passar atestados de menoridade às populações dos respectivos concelhos.
Num Portugal onde a classe política, no seu todo, é vista como permissiva, muito focada em interesses particulares e partidários e pouco ou nada capaz de pensar, planear e executar, as populações tenderão a votar em candidaturas, mesmo que independentes e de candidatos com problemas judiciais por resolver que tenham mostrado, anteriormente, serem capazes de responder aos seus anseios e necessidades.
As questões judiciais vão às urtigas ficando como fio condutor a obra política feita.
"Assim como assim, se são todos ou quase todos corruptos, que ganhem aqueles que se preocupam também connosco", parece ser o sinal claro da votação nalgumas candidaturas independentes.
Abre-se um espaço para futuras candidaturas independentes, libertando a capacidade de candidatura do apoio explícito dos partidos políticos. Este deverá ser um contexto a explorar no futuro próximo, como janela de oportunidade dos cidadãos se sujeitarem ao escrutínio popular, desde que lhes seja reconhecida obra e/ou mérito, fora do contexto dependente-depressivo dos partidos políticos.
O PS acusa a falta de quadros reconhecidamente qualificados para disputar eleições autárquicas, agora que alguns membros históricos estão retirados e a sua substituição se faz com dificuldade. As autárquicas exigem um número bem maior de figuras que as legislativas e o PS não as tem.
Carmona vence em Lisboa. Vence o candidato cuja ambição foi sempre a de ser Presidente da Câmara de Lisboa.
Perde Carrilho, o candidato que sonha ser, um dia, Presidente da República e cuja campanha sofreu irremediável revés com a duplicidade de posturas: a (tentativa de ser) popular e a (tentativa de ser) de estado. Nem uma nem outra foram conseguidas. Demasiado plástica a primeira; incipiente a segunda.
O PCP recupera Câmaras - Barreiro e Marinha Grande - ao PS, a primeira quatro anos depois de a ter perdido, a segunda doze anos depois. Falhanços de gestão autárquica que se pagam nas urnas.
No Barreiro, quatro anos passados de gestão socialista não trouxeram nada à cidade, bem pelo contrário; o caos urbano acentuou-se. Na Marinha Grande o modelo de gestão esgotou-se em oito anos.
O PSD fica com mais Câmaras, parecendo vencer no modelo autárquico, mais capaz e eficaz na acção política regional. Situação inversa vive o PS.
Em Faro Vitorino pagou (pagou mesmo?, o susto pelo menos ninguém lho tira) a falta de apoios e a hostilização a Aboim Ascensão, bem como algumas medidas polémicas em relação à cidade. Se não fôr eleito será caso para culpar o seu autismo.
Last but not least: o apoio de última hora de Jorge Pinto da Costa a Francisco Assis suou a desespero do candidato socialista, a revanchismo de Pinto da Costa e, igualmente, a caciquismo. Totalmente desnecessária e mesmo absurda, a posição assumida e os argumentos esgrimidos pelo prestigiado dirigente desportivo de tão ilustre agremiação como é o FC do Porto, que deveria ter ficado de fora da contenda eleitoral.

Sem comentários: