20.10.05

Questões de miséria e a Solução na Mão...

A miséria real deste País (merecer-me-á sempre a maiúscula, muito embora, muita gente teime em retirar a importância à palavra e, fundamentalmente ao sentido, como ainda hoje constatámos, com a troca de palavras, umas inseridas no anúncio da candidatura de ACS, e as outras na reacção de MA, a propósito dos propósitos constitucionais - quando é que o País consegue romper, em definitivo, com as suas próprias amarras?) vai muito para além dos 20% anunciados esta semana.
Vai muito para além do espanto do Ministro do Trabalho e Solidariedade Social e do Ministro da Economia.
A miséria em Portugal passa os limites do sustentável, e já não só ao nível social, mas sobretudo ao nível moral. Ser rico, falar como rico, comportar-se como rico e assumir postura de rico é exercício fácil. Ser pobre, viver com as dificuldades de uma existência programada ao cêntimo e, ainda assim distribuir, é que é um exercício difícil. Na faixa, cada vez mais larga, de população afectada pela miséria extrema, ainda é a solidariedade pessoal que vai minorando o sofrimento de todos, muitas das vezes feita através da redução de um já parco sustento, para dar a quem nada tem. Para estes, qualquer coisa é muito.
E a miséria é, ela própria envergonhada. E as instituições jogam com esta vergonha. Todas as classes profissionais fazem ouvir a sua voz, se manifestam e apregoam desigualdades. Os pobres não se ouvem, são uma grande maioria silenciosa, circunscritos a um canto da sua própria existência, sofrendo na alma a agrura da indigência, e perguntando-se, com inteira razão: porquê!?!
A resposta é difícil de articular, porque é muito complexa. É possível, mas difícil, repito.
Mais ainda quando as investigações sobre corrupção, branqueamento de capitais e fuga ao fisco chegam a algumas das instituições financeiras do País. Felizmente não todas, mas as suficientes para nos preocupar e nos fazer meditar sobre as reais preocupações que têm presidido ao quotidiano nacional nos últimos trinta anos. A questão já não é só política. A questão deixa mesmo de se revestir de carácter político. A questão é mais profunda. O problema é nacional.
A dúvida instala-se na mente: a polítca nacional está repleta de medíocres (não todos felizmente, que há gente aproveitável), não porque os aparelhos partidários sejam máquinas de produzir imbecis, mas porque estes procuram os aparelhos partidários para aí se acoitarem, incapazes que são de se integrarem num contexto externo à política, muito mais sofisticado e - neste caso específico, sofisticação significa complexidade e não desconhecimento como geralmente acontece - muito mais exigente.
São mesmo empurrados para a política, por agentes externos, servindo de peões de movimentações muito mais intrincadas, mix de interesses particulares fulanizados e interesses nacionais malbaratados.
Os pobres são-no cada vez mais, em número e circunstância. Os ricos são cada vez mais ricos. O País, eivado de dificuldades, ferido de morte no crescimento económico, víu florescerem ricos, enquanto se afundava na pobreza.
A responsabilidade partidária, enquanto conjunção de pensamento e acção política, reside na vaidade do homem político, na incapacidade que este tem de se despojar do estatuto, de assumir riscos, de romper com o passado.
Que este homus politicus fosse capaz de deixar as convicções políticas que perfilhou (os políticos sérios e não os de pacotilha), ultrapassadas entretanto pelos acontecimentos económicos mundiais, congregando-se numa força inteligente de homens bons e de bons costumes, adaptada e flexível aos novos tempos e desafios, e que uma vez abandonada a militância político/partidária actual (envergonhada nos mais capazes), se centrassem num pensamento: Portugal, acima de tudo Portugal.
Que se questionem porque razão alguns terão direito a assistência médica cuidada e acesso à educação e outros, tantos, mas tantos, nem acesso a uma sopa têm, se não a esmolarem. Não me falem em exclusão social, não me falem em pensões e reformas mínimas, se o discurso e vontade política por aí se ficar. Há que tratar de todas estas situações de verdadeira injustiça, mas acima de tudo há que assumir o estatuto de Homem, livre, pensador mas, acima de tudo e todos, empreendedor, construtor e edificador de linhas rectas, capaz de afastar o bruto e se centrar na sabedoria, contribuindo, não já neste tempo certamente, para uma verdadeira distribuição equitativa da riqueza, tempo em que o homem mostrará respeito por si próprio e pelos demais.
Que esses homens e mulheres se desliguem de aparelhos partidários, nos quais se não reconhecem mais. Que esses homens e mulheres capazes se juntem, em harmonia, num sentido profundamente nacional, para em definitivo se empurrar Portugal, fazendo-o sair do limbo onde se encontra. Que emprestem toda a sua capacidade, inteligência e mediatismo, que o País lhes concedeu, a esse mesmo País. Que paguem esse tributo. Que segreguem políticamente quem sabem não servir, não prestar para Portugal e, com todos os outros Homens de bem, construam um outro Portugal.
A factura do 25 de Abril é demasiado elevada e a população não tem como cobrir o valor.

1 comentário:

Antonio stein disse...

Muito complicado, extraordinariamente complexo.
Não vejo a Família Política a levantar-se da poltrona. Porventura alguns até medo terão de um simples movimento, não vá cair-lhes o Céu em cima!
Uma viagem de 30 anos sem sentido e repleta de imoralidade, é e será
Uma herança que perdurará Infelizmente.
Quanto tempo não sei. Uma, duas, três gerações?
Sou um Sonhador, mas cada vez mais me convenço, que o meu Portugal
Precisa de um Abanão…Um Bom Abanão!
Desde a Justiça, à Saúde, à Educação, etc, etc, etc.
Tudo é Mau, demasiadamente Mau para ser Verdade. Mas é a Verdade!

Quero um Portugal Justo e Solidário.

Deixem-me Sonhar!