24.10.05

E onde pára a informação oficial ? E o PM?

Atentei nas reportagens efectuadas ontem e hoje, na RTP1, sobre a proibição da venda de aves vivas. Verifiquei como foi colocada a questão, as respostas obtidas e a própria intervenção das autoridades.
Verifico, igualmente, os muitos comentários efectuados, principalmente na blogosfera, mas antevejo que na comunicação social não será muito diferente.
A crítica incide, sempre, sobre a impreparação, incultura e tendência para o não cumprimento das normas e leis vigentes, que o nosso Povo parece praticar com toda a naturalidade.
Mas pergunto-me eu, e pergunto-vos a todos: será que, porque um canal de televisão anuncia que foi aprovado em Conselho de Ministros um determinado diploma, que esse anúncio deverá fazer fé? Onde param, então, as entidades oficiais competentes? Compete agoras às televisões anunciar e à população acatar o que a TV lhes transmite?
Onde está o Sr. Primeiro-Ministro, a quem cabe anunciar uma medida necessária ao nível da saúde pública e, igualmente, lesiva de interesses económicos? Não será ao Sr. PM que competirá ir à televisão e anunciar ao País as medidas que são absolutamente necessárias, que não se compadecem de publicação oficial, e que justificam pelo seu impacto, ao nível de muitos milhares de pequenas economias, a necessidade de as tomar? E quais as medidas em marcha para minorar os prejuízos económicos resultantes?
Porventura, alguém em seu juízo perfeito, pensará que a maioria dos portugueses não cuida da saúde dos demais?
As coisas só precisam de ser explicadas, com o ênfase necessário que a gravidade da situação requer. E esse ênfase só o PM o poderá transmitir em toda a sua força.
Agora, pretender que a televisão passou a ser um órgão de informação oficial do Estado, é surrealista.
Pretender que todos nós passemos a cumprir determinado preceito só porque foi anunciado na televisão é surrealismo.
Como é surrealista sabermos que, só agora, os animais que entram em Portugal estão sujeitos a quarentena, quando em qualquer país civilizado essa medida já vigora há décadas.

Sem comentários: