5.8.05

ESTUDOS SOBRE A OTA E O TGV

Porque razão são tão falados e repetidamente apontados como justificação para o investimento a efectuar mas não são publicitados e discutidos públicamente?

Quais as razões para escamotear, continuamente, a existência de soluções complementares à Portela, como serão os casos de Alverca e Montijo e, acima de tudo, porque razão não são claramente apontadas as deficiências da Portela e a incapacidade de dotar esta infraestrutura dos meios necessários para garantir o seu funcionamento nos próximos cinquenta anos?
Igualmente o TGV é de todo incompreensível e entre todas as razões possíveis avulta uma bem acima de todas as outras: Portugal não necessita de se aproximar nem mais um centímetro ou minuto sequer de Espanha. Mais, Portugal precisa urgentemente de deixar cair a ideia da Ibéria, de ganhar notoriedade e independência em relação ao gigante espanhol. Caso contrário, como a qualquer pequena planta à sombra de um embondeiro, definhará e morre.
É necessário provocar e promover o debate público em torno destas questões e não permitir que se aproveite o Agosto para tomadas de decisões eminentemente decisivas no futuro próximo do País. Estamos todos demasiado habituados a decisões tomadas à sombra de gabinetes e à revelia da discussão e interesse públicos.
É necessário gritar BASTA!, dizer claramente que a população deste País não é um mero número num cartão de eleitor ou contribuinte mas que é a razão primeira da existência e organização da sociedade e do estado. Se os dinheiros públicos são esbanjados e os interesses nacionais vilipendiados então eu digo, claramente, que toda a população se insurja, que venha para a rua mostrar o seu descontentamento, que deixe em conjunto de entregar os seus impostos ao estado depositando-os, preventiva e provisóriamente, em contas estabelecidas para o efeito em instituições financeiras de primeira ordem. Que questione, sem margem para dúvidas, a execução da função política do estado e dos detentores de cargos políticos.

Sem comentários: