24.5.05

O INVERNO DA IDENTIDADE EUROPEIA

Um qualquer processo criador de uma identidade própria passará, inevitávelmente, por uma de duas premissas:
  • existência de uma elite, planeada, organizada e interventiva na criação de um quadro institucional no reconhecimento da existência, de facto, de uma comunidade política europeia;
  • partilha de memórias e experiências, num processo que se prolonga e arrasta no tempo, não planeado, fruto igualmente das tradições, dos valores e dos símbolos.

O projecto europeu foi construído, até agora, pelas elites políitcas, empresariais e intelectuais, procurando a satisfação de necessidades em espaços mais alargados que o oferecido pelos respectivos contextos nacionais. As elites contam - usando da sua capacidade interventiva - que as populações os sigam, absorvidos que vão sendo os novos conceitos, num movimento que se espraia do centro para a periferia (das elites para as classes mais baixas).

A questão, a este nível, coloca-se na confiança que as elites transmitem a cada momento ao povo e à capacidade de os primeiros conduzirem, e os segundos se deixarem conduzir. São vários os exemplos de Governos a apontarem o caminho da Europa e dos respectivos povos não parecerem muito ansiosos em segui-los. Já se passou anteriormente, na adesão ao euro, poderá passar-se agora, dentro de dias em França e passado pouco tempo na Holanda, da incapacidade dos respectivos governos, mesmo que muito empenhados, conduzirem a população no sentido de voto que defendem.

Não se discute se a população europeia terá vontade de cooperar, trabalhando em conjunto. Haverão muitos que o desejam. Contudo, esta vontade não está sustentada em qualquer ideia sobre uma base única e sólida ao nível dos valores, da cultura, das ideias, das tradições e da existência de uma real família de povos europeus que dê corpo a um verdadeiro país "Europa".

Do movimento europeu surgido em Haia e de Jean Monnet fica-nos uma ideia de europa que começa no topo e pretende descer para a sociedade europeia, através de uma pleiade de políticos e quadros treinados que se encarregam de espalhar a "boa nova". É isso que o leitor está a pensar: uma espécie de "testemunhas de Jeová", mas que ao invés de nos tocarem irritantemente à porta, aos Sábados logo de manhã, nos entram pela casa dentro todos os dias, por norma em horário nobre. É de uma visão que se trata, de uma segunda interpretação, tal como as aludidas "testemunhas", a de um homem e mulher europeu novos e diferentes. Pensa muito bem o leitor, uma vez mais: "mas quem lhes disse a eles que não nos sentimos bem como somos, com a cultura que temos, com a identidade que assumimos?" Tal como ninguém disse às "testemunhas de jeová" ou aos "meninos de Deus" que não nos sentimos bem como católicos apostólicos-romanos, agnósticos ou laicos, contudo eles insistem!

No entanto existem alguns valores comuns: a adopção da lei e jurisprudência legada por Roma nalguns países europeus; o iluminismo noutros; o humanismo renascentista ainda noutros. E todos estes valores cruzados por vezes. Existem então laços comuns, os possíveis ao longo de séculos passados na partilha e discussão de avanços científicos, culturais, sociais e filosóficos, acrescidos de grandes cometimentos como os descobrimentos, as colonizações, as revoluções sociais e as industriais, o desenvolvimento urbano e regional. A esta capacidade de crescer e aprender conjuntamente sobreveio sempre uma outra - "the dark side of the force" - mais negra, ambivalente, causadora de divisões,de guerras várias ao longo dos tempos. Ainda hoje são constantes as manifestações xenófobas contra portugueses em França e na Alemanha, muito embora os nossos concidadãos tenham, na altura e ainda hoje, contribuído fortemente para o crescimento dessas economias (com maior peso em França como é sabido).

Somos demasiado diferentes e as experiencias comuns só ajudam a constatar o óbvio: a existência de contra-culturas, de minorias, de imigrantes, em suma de excluídos socialmente por serem inadmissíveis nas sociedades onde estão inseridos.

A Europa actual é um campo de forças, onde a identidade europeia não suscita a mínima lealdade. A nacionalidade, este formidável sentimento, exige tudo em paixão - veja-se o recente caso do euro-2004 - em compromisso total, e esta paixão e compromisso não "casa" nem é compatível com a abstracção europeia.

Será a memória colectiva capaz de eclodir dando origem a novas dependencias que nada terão a ver com os passados históricos? Não acredito nem um pouco.

Acredito numa Europa mais flexível, funcionando como uma Zona de Comércio Livre. Não acredito numa Europa feudalizada e fidelizada ao interesse de uns poucos (muito poucos), sofrendo de uma amnésia colectiva, (des)colorida de populações desapaixonadas e desligadas das tradições, das culturas e dos sentimentos históricos comuns.

É na preservação da identidade própria e no respeito sentido, que melhor posicionados estaremos para respeitar a dos outros e com eles colaborar.

Sem comentários: