João Paulo II percorreu a terra numa distância total que supera aquela que nos separa da Lua! Fê-lo na convicção, feita certeza, de estar a contribuir para a reedificação do Templo do Senhor, baseando a sua consolidação em três pilares fundamentais: a Força, a Beleza e a Sabedoria!
A Força que levou à humanidade, no criar da consciência da necessária defesa intransigente das suas melhores convicções, persuadindo aquela a considerar-se como um todo válido, capaz de operar mudanças sem que para tal necessite, alguma vez, de recorrer ao ódio e à guerra mas bastando-lhe, sim, a unidade no espírito e a vontade na acção.
A Beleza de nos confrontarmos e conhecermos pelas diferenças e não pelas semelhanças, mostrando inequívocamente que a verdadeira riqueza reside nos diferentes conceitos, leituras, credos e raças de que nos compomos, ermanados no cimento aglutinador da estima e do respeito a que devemos obedecer, sem excepção.
Pela Sabedoria de nos conhecermos interiormente, na alma e na mente, como mote capaz de nos ajudar a compreender todos os outros, de nos ajudar a suportar O Templo do Conhecimento edificado sob os três alicerces mencionados.
Fortes alicerces que perdurarão tão mais quanto a memória do homem conseguir ser selectiva, esquecer o que não interessa e focar-se no que de facto lhe é fundamental: respeito, equidade, humanidade.
1 comentário:
todas as "viagens" são permitidas se arrastarem o ouro de um gesto onírico.a cada um o seu cálice.a ninguém a faca.debaixo deste céu é preciso resistir...
Enviar um comentário