26.4.05

Foice em Seara Alheia, mas aos 80 Anos...

O Doutor Mário Soares afirmou não ser do seu agrado a nomeação de Bento XVI.
Caso Mário Soares fosse católico aceitar-se-ia o comentário e o desconforto, embora necessitasse sempre de esclarecer, de uma forma clara, porque razão não era essa nomeação do seu agrado, porque é uma figura pública e porque a uma figura pública não basta dizer "porque não!".
Não sendo católico - facto de que faz alarde, bastas vezes escudando-se nessa condição para se manifestar em determinadas matérias - não se compreende nem aceita que se pronuncie sobre algo que não lhe diz, efectivamente, respeito.
Mas mais afirmo , baseado na hipocrisia e cinismo que lhe conhecemos de há muito: caso tivesse 50 ou mesmo 60 anos e não 80, não escutaríamos, estou certo, qualquer palavra sobre o assunto, ou a faze-lo, seria decerto com palavras positivas e de esperança. A carreira política estaria primeiro, as influencias também, os favores igualmente. Claro que me estou a referir a um cenário conjuntural em tudo identico ao actual e não ao que se vivia ainda há vinte anos atrás, muito embora as mudanças já começassem a ser visiveis.

Sem comentários: