4.1.05

A um mês e 16 dias.....
de eleições assiste-se a um contínuo ruído que mais não pretende que descridibilizar, ainda e sempre, PSL.
Astérix diria: " Roma é mais poderosa que a Gália, mas o meu pilo é mais forte que o teu externo"......
Se as bases parecem estar satisfeitas com o seu líder, prometendo que a afluência a estas eleições possa ser bastante movimentada, o mesmo não acontece nas cúpulas. Bebem e comem todos da mesma malga, há muitos anos. Conhecerão, seguramente, muitos podres uns dos outros, dormirão melhor uns que outros, mas que raio, o que pode assustar assim tanta gente, ao ponto de não darem tréguas a PSL desde Julho de 2004 ?
A questão é pertinente, porque é do passado recente que se trata e do nosso futuro, que se hipoteca. Pouco importa quem critica. Pacheco Pereira ? Já esteve em Bruxelas. Ou, por outras palavras, já gozou dos favores do sistema. Marcelo R. de Sousa ? Goza dos favores do sistema sistemáticamente. Tudo lhe é permitido dizer. E ainda lhe pagam para isso. Régiamente. Curioso que tenha tido oportunidade de falar como líder de um partido político e tenha falhado.
Mário Soares ? Cavaco Silva ? O primeiro bebia Möet, quando o segundo bebia Teobar ( tinto ou branco, tanto faz ). A diferença mantém-se: o primeiro tem uma quinta em Nafarros; o segundo tinha uma vivenda de nome MAriAni ( imaginam um nome destes ? Nem vos digo donde vem porque já perceberam claramente - piroso, piroso, piroso ). Ambos se julgam iluminados - com muitas lampadas fundidas. O segundo que não existem políticos competentes no activo, o primeiro que um governo de salvação nacional, hoje em dia, chama-se PS. Salvação do PS, entenda-se. Mas será melhor um do PSD ? Não, vos digo, é igual. A diferença reside em PSL. É um político. Os outros não sabem o que são. Mas será PSL capaz, sózinho, de fazer algo de positivo pelo País ? Claro que não!
Vai ganhar as eleições ? Vai!! Vai governar com quem ? Primeiro terá de governar com a comunicação social. Esta terá de ser mais construtiva, para que os homens de bem que existem em Portugal encarem a actividade pública como um desafio sério e não um sério desafio de verem as suas vidas devassadas ( é aqui que o dogma de Cavaco Silva se afirma como verdadeiro ) . É primordial. Depois que chame a si gente capaz de um empenhamento sério com o País e consigo próprio. Ministros que falem menos para o exterior e conversem mais no interior do Governo: menos protagonismo.
Que PSL seja ele próprio - demagogo - capaz de tomar medidas extremas, capazes de convencer os portugueses de um desígnio nacional.
Dêem tréguas pessoais. Assumam que o País não comporta os vencimentos que tem. Todos. Assumam ainda que a culpa não é de um, dois ou três, mas de todos, sem excepção. Todos contribuíram em 30 anos de desvario.
Chegou a altura de mudar, seja de que maneira fôr. Qualquer mudança é válida. Qualquer uma!


Sem comentários: