30.5.05

PALAVRAS PENSADAS E SENTIDAS (1)

Yupeeee! Os franceses deram o exemplo do fim da ditadura europeista. Isso da submissão à "mão que dá de comer" é cantilena para as massas sem iniciativa e subjugadas ao poder do dinheiro. Está bom para chineses que se habituaram aos mandarins ainda nós tinhamos o Viriato em tronco nu e embrulhado em peles. A cada país a sua Constituição e a sua própria liberdade de escolha de direitos e garantias de acordo com as suas idiossincrasia especificas. Ao diabo com as uniformizações a troco das esmolas da CE.
A Europa poderá ganhar outro fôlego. Poderá! Porque o esforço de garantir uma Europa que respeite a individualidade, a necessidade de tratar os diversos males com diversas receitas, está ainda por fazer. Mas deu-se um passo importante no sentido da compreensão das idiossincrasias específicas, como muito bem diz, da importância da política económica e social se virar para as populações, da necessidade de terminar com políticas assentes em neo-liberalismos conducentes à ruína dos estados, destes ganharem consciencia da necessidade de intervirem de uma forma bem mais activa e reguladora na actividade económica, dando outro sentido ao exercício político e à preocupação social.
O movimento para a criação de uma consciência europeia baseada no respeito pelas diferentes vontades, culturas, história e tradições dos povos que a compõem, dispostos a construir um espaço onde a condição de europeu não colide com a noção de cidadania, começou agora. A recompensa final será uma sociedade mais igualitária e menos sectária, mais solidária e menos elitista, mais humanizada e menos excludente.
JHF

Sem comentários: