30.5.05

A "Europa das Pátrias" de Charles de Gaulle...

A "Europa das Pátrias" foi uma ideia defendida intransigentemente por De Gaulle.
Aos valores, símbolos, memórias, história e tradições, elementos aglutinadores dos povos, devemos aduzir hoje as razões económicas, sociais e os receios políticos.
O mercado interno de bens tem beneficiado e continuará a beneficiar os estados mais poderosos em detrimento dos Estados mais pequenos, parcos em recursos; o mercado de emprego não funciona pela sua quase nula mobilidade, razão directa da existência de variadas políticas de estados-providência e de regimes fiscais; o mercado dos serviços encontra-se ameaçado pelos países de leste.
Uma União Europeia fechada prejudicará irremediavelmente as relações económicas com o Terceiro Mundo ( ou o Outro Mundo, conforme se preferir) e conduzirá, inevitavelmente, a um domínio económico e político da Alemanha. Aliás e a este propósito repare-se como a Alemanha se apressou a ratificar a Constituição Europeia em sede parlamentar, numa tentativa esforçada de encaminhar o voto nos restantes referendos.
Acontece que a França, exaurida, não acredita pertencer ainda ao clube dos mais ricos e, pior, não vê como conseguirá lá chegar de novo, no actual enquadramento político e, principalmente económico da União Europeia. Que dizer então, num quadro novo e nebuloso, de uma Constituição cujos contornos apontam para o referido poderio alemão.
Os franceses só poderiam votar "Não"!
A "Europa das Pátrias" gaulista prevaleceu!

1 comentário:

Unknown disse...

Yupeeee! Os franceses deram o exemplo do fim da ditadura europeista. Isso da submissão à "mão que dá de comer" é cantilena para as massas sem iniciativa e subjugadas ao poder do dinheiro. Está bom para chineses que se habituaram aos mandarins ainda nós tinhamos o Viriato em tronco nu e embrulhado em peles. A cada país a sua Constituição e a sua própria liberdade de escolha de direitos e garantias de acordo com as suas idiossincrasia especificas. Ao diabo com as uniformizações a troco das esmolas da CE.