Recuso a vida como um padrão normativo comportamental.
A vida é a semente que gera e brota a inconsciência inteligente mas, igualmente, emocional.
A emoção é, contudo, muito mais consciente que a inteligência, porque agrupa os sentimentos pela ordem de importância sentimental. A inteligência agrupa pela ordem da razão. E a razão é chata, inconveniente, cinzenta e, acima de tudo, rouba beleza à vida.
Fica o dilema: há uma razão para viver ou; uma vida repleta de razão.
Eu prefiro a primeira e mandar a segunda às urtigas. Contudo, a vida vivo-a preenchida de razões - opto, então claramente, pela segunda. Mas não gosto.
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A política pode fazer-se pela paixão ou pela razão.
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Se fizer política pela razão tenho de ser contido - como na vida - políticamente correcto no que digo e escrevo - como todos os dias.
Se utilizar a paixão digo o que todos querem ouvir, mas serei acusado de perverter o sistema - como na vida.
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E, mais importante, todos quererão ouvir mas nenhum me dará razão - aqui existe uma cambiante definitiva em relação à nossa vida: não precisamos da aprovação dos demais para vivermos de acordo com a nossa paixão; bastamo-nos a nós próprios, pela luta entre a consciência, a moral e a vontade.
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Mas um dia vai ter de mudar. Porque o sistema no seu todo não funciona. Porque a escala de valores foi subvertida. Porque a falta de paixão mata - tanto na vida como na política. Porque a política, fazer política, é um acto de vida, de paixão, de acreditar, de querer fazer.
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Porque não existe vontade política que sobreviva à deseducação dos indivíduos. Os políticos são primeiro homens, depois políticos e nem os primeiros vivem as suas cinzentas vidas com paixão, nem os segundos têm instrumentos de criação de valores que façam renascer paixões. São devorados pelas máquinas partidárias.
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O País está repleto de guetos. Sociais, culturais, económicos, políticos, financeiros, educacionais, jurídicos, policiais, legislativos. Todos eles estão desinseridos do País verdadeiro. Nenhum faz parte da solução; todos fazem parte do problema.
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É, então, necessária uma voz, vontade e paixão aglutinadora, que rearrume, primeiro, e consolide, depois, todas as áreas que afectam directamente a nossa performance. Esse arrumo não se consegue numa democracia como a nossa, porque nenhum de nós vive numa democracia.
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Exemplos ?
Exemplo claro e inequívoco dos desenganos do tempo, do nosso tempo: na saúde, com grávidas portuguesas a caminho de Espanha para darem à luz rebentos nacionais; estou a ver o preenchimento do 1º BI de nacionalidade portuguesa; NATURALIDADE - BADAJOZ!!! Muito mais haveria para dizer quanto à saúde.
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Ainda outro: a Liberdade. Claro, a famosa liberdade. Onde pára a liberdade ? Alguém saberá distinguir essa senhora entre os vários noticiários diários e os jornais nacionais ? A resposta é claramente um rotundo Não! A liberdade já era - dutou entre o dia 25 de Abril e o 1º primeiro de Maio.
Foi manifestamente vilipendiada por todas as forças até que caíu na mão dos media, sendo deturpada até à exaustão (Paulo Portas abríu este caminho). Tomando o freio nos dentes a comunicaçãosocial tomou as ideias de assalto e, hoje por hoje, pensa-se e respira-se o que a comunicação social nos quer vender. A força é tanta que acontecimentos e notícias surgem e caiem à velocidade de um cometa, numa voragem que massifica a informação e destitui o destinatário de capacidade crítica e de análise.
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Outros tempos, outras vontades exigem-se, agora que estamos prestes a receber a última esmola da Europa. O tempo urge e o futuro não espera. Exigem-se mudanças claras, rápidas, se necessário bruscas na função política.
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Entretanto a vida, essa benção que nos é concedida, procuro vivê-la com crescente paixão, substituindo, paulatinamente, a muita razão que a tem pautado.
A cura, na vida, não pode ser brusca, mas paulatinamente também não significa nas calmas. Tudo tem um timing e, chegado o momento, saberei acelerá-lo.
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Se cantasse, talvez o coração
Sossegasse no peito.
Mas vou perdendo o jeito
De cantar.
A vida, devagar,
Leva-nos tudo,
E deixa-nos na boca o gosto de ser mudo.
(Miguel Torga)
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