11.4.06

A propósito de terceira idade, velhice e quejandos....

A forma como aqueles que hoje têm 30, 40 e 50 anos se pronunciam a propósito de todos os outros que já ultrapassaram os 60 anos começa, verdadeirtamente, a incomodar, pela falta de respeito gritante de que se reveste. E eu ainda estou na casa dos 40, portanto àvontade para me pronunciar.
As últimas notícias sobre viagens em contra-mão nas auto-estradas, criou um surto de pânico que levou quase a considerar os condutores acima dos 70 anos como perigosos automobilistas, capazes das maiores atrocidades quando atrás dum volante e levianos nos seus comportamentos, para nãofalar do mais grave: acima dos setenta as capacidades mentais são altamente questionadas (tivemos um candidato presidencial que em nada abonou para a aferição das capacidades intelectuais dos cidadãos acima dos oitenta, mas, que eu saiba, a excepção é necessária para a confirmação da regra).
Curiosamente, as viagens em contra-mão começaram por ser efectuadas por gente bem nova, ávida de colocar em prática algumas aventuras escaldantes vividas únicamente na realidade virtual das consolas.
Só depois deste surto se começou a falar noutras faixas etárias. Duas questões se colocam: como estão construídas as auto-estradas? Será correcta a forma como são projectados os acessos às mesmas?
Igualmente se deve questionar: como é possível alguém viajar largos quilómetros, embater em vários carros e persistir no engano, a não ser que o faça por vontade própria? A estes recomendo, vivamente, a Ponte sobre o Tejo. Às outras questões talvez um sindicância à construção dos acessos e a rápida conclusão de obras de rectificação possivelmente necessárias, bem como a adopção de medidas técnicas e tecnológicas que impeçam a progressão da marcha a veículos em contra-mão.
Mas uma coisa peço que interiorizem: a idade nada tem a ver com estas e outras coisas que lhe são, temporalmente, imputáveis. A idade não se mede pelo BI; a idade mede-se pela dignidade intelectual, pelo raciocínio e pela compreensão da vida e dos outros, apanágios que, por norma só encontramos em quem por sorte de vida, já viveu o suficiente para compreender, melhor que nós, este mundo tão abstruso.

Sem comentários: