30.3.06

Shiiiiiiiiu.....eles estão a governar! (estarão ? )

Tempos dificeis, estes.
O País atravessa um período preto e branco.
Uma idiossincrasia de desgraça abate-se sobre duas gerações, ambas parte do poder e responsáveis pela história recente do País, pelo que pressentem ser um futuro muito pouco risonho para as gerações vindouras. Gastou-se tudo, mesmo tudo e agora nada resta. É uma corrida louca para tentar apaziguar os deuses, com promessas de modernismo, de competitividade, mas na realidade o tempo esgotou-se.
Na realidade demora-se cerca de 20 anos a formar uma pleíade de bons-pensadores, com um custo de cerca de 10 milhões de contos.
20 anos, estamos a falar de reflexos a partir de 2026, começando já. É tarde, dramáticamente tarde. A História não espera.

Falta a vontade para pintar de cores várias este País.
Procura-se evitar os temas políticos dando espaço de governação, fundamental neste período decisivo. Na realidade o actual executivo não ganhou as eleições com este programa de governo, mas também todos nós sabíamos que não havia outro caminho a seguir que não o da austeridade.
O problema coloca-se, contudo, quando os tiques despesistas e de novo-riquismo persistem.
Ao nível central, o poder autárquico insiste em investimentos suicidas como a OTA e o TGV. Ao nível local, o poder autárquico persiste nas despesas tontas e desnecessárias de construção de rotundas e outras obras quejandas, que em nada contribuem para uma verdadeira afectação de qualidade de vida às populações.
E é neste cenário que se volta a falar em criar 5 regiões administrativas e acabar com os Governadores Civis.
Volta, então, a discussão bem encapotada da divisão do País em regiões.
Sabendo que este é um tema quente, temo que ele se destine, exclusivamente, a desviar as atenções de outros temas muito mais importantes e decisivos, como os já referidos projectos da OTA e TGV.

Mas se assim não fôr, se existir uma vontade férrea de dividir o País, então o momento histórico não poderia ser mais errado do que este! Mas haverá um momento certo para dividir o Nosso País ? Claro que não, nunca! Mas este então não lembra ao diabo! Porquê?
Porque a divisão do País em 5 regiões mostra-se totalmente inadequada, no momento em que parece a todos claro que o governo socialista espanhol, através de uma política de concessão de autonomias, parece cavar a divisão de Espanha, destruindo o cimento aglutinador da monarquia e concedendo onde deveria ser intransigente. Coontudo e para nós, Portugueses, esta divisão até é proveitosa, porque nos coloca ao nível da dimensão dos mercados, como um dos maiores países da futura Península Ibérica, formada num futuro próximo por países\regiões vários.
Então, porque carga de água, num momento em que nos basta esperar - um claro caso de wait & see - queremos cavar a nossa própria desgraça, dividindo para uma mais que previsível luta de poderes, o nosso exíguo espaço Nacional ?

Se o tempo urge para umas coisas - redução da despesa pública não produtiva - e se nos falta para outras - formação de uma geração letrada, cultural e científicamente preparada ao nível matemático, económico e tecnológico - porque não deixar permanecer a única coisa que ainda nos poderá valer nos intrincados tempos que se aproximam - a unidade Nacional de quase 9 séculos!
Somos pobres, ponto. Não nos tirem a única riqueza de que dispomos: a Solidariedade Nacional!

Sem comentários: