13.12.05

Os guetos....

O último quartel do séc. XX assistíu a um crescimento desmesurado do peso do capital na acção e capacidade governativas dos estados.
Se nas décadas de cinquenta e sessenta países como a França e Alemanha foram importadores de mão-de-obra, a generalização do movimento, tornando todos os países ocidentais como receptores de movimentos migratórios veio acentuar uma tendência perigosa na economia moderna: é a mão-obra que procura o capital e não o inverso. Este fenómeno forçado, conduz a uma necessidade de integração social num meio novo e a maioria das vezes altamente adverso.
A constituição de guetos, com base em diferenças raciais e/ou religiosas conduz a um perigoso ciclo de vida, onde as condições de sobrevivência são difíceis, levando tendencialmente essas minorias a exagerar os seus valores étnicos, colocando-os acima de valores universalmente aceites.
É sabido que os movimentos migratórios eram, na sua esmagadora maioria, suportados por diferenças evidentes ao nível do conhecimento e dos recursos materiais. Hoje são os recursos materiais que, básicamente, determinam os movimentos migratórios.
Se a primeira geração de emigrantes está, por norma e definição, disposta a tudo, as gerações seguintes apresentam comportamentos diversos, baseados em modelos de igualdade de direitos.
A verdade é que a distribuição equitativa do produto é uma imensa quimera e que na realidade, para que um cidadão aufira rendimentos elevados, muito provávelmente, mais de um milhar terão de vegetar numa vida repetitiva, sem ambições e objectivos. Aquilo que se pede hoje, acima de tudo, é que cada um aceite o seu destino, apresentado em vários formatos, de maior ou menor qualidade e dignidade humanas. Mas será este pedido exequível?
Claramente não. Se numa sociedade pouco informada, onde a informação fluía com dificuldade, sempre a Humanidade se debateu com problemas entre conquistadores e conquistados, hoje, no mundo da informação, as desigualdades são bem mais difíceis de aceitar e os rastilhos bem mais fáceis de acender.
Não perceber esta realidade e, pior, nada fazer para a alterar é contribuir, decisivamente, para um mundo pior, de incertezas, de medos e inseguranças várias.
É, acima de tudo, matar a semente de onde brotou a cultura ocidental. É originar um movimento dramático de adaptação a novas realidades às gerações vindouras. É empurrar estas para outros becos.
Um dia viveremos todos em guetos.

Sem comentários: