5.8.05

ONDE PÁRA A LIBERDADE...

As preocupações crescentes de perca de soberania económica, espelhadas em artigos de opinião e estampadas na última edição do Expresso, mais não são que a consequência directa de uma política feita nos últimos trinta anos, mais no respeito do internacionalmente correcto e, nos últimos vinte de uma obediência cega a Bruxelas, acompanhada por uma classe política impreparada e pouco ou nada dotada para o exercício de cargos e funções públicas, ocupados que estão estes, sistemáticamente, por actores políticos que encontram nas suas nomeações sentidos claros de prémios político-partidários e muito menos de reconhecimento de reais competências para os respectivos desempenhos.

Aliás a constatação surge-nos, clara, quando verificamos os cortes nos vencimentos e regalias estabelecidos, bem como nos anos de mandatos possíveis de efectuar. Caso o exercício político fosse consagrado como sério e competente, sendo estas premissas fundamentais aquando das nomeações para cargos políticos, estes, os políticos, deveriam ver as suas remunerações crescer à imagem do crescimento económico e social do País, como forma de chamar os mais capazes para a causa pública e premiar os mais competentes. Igualmente, através do voto, as populações saberiam distinguir entre a competência e a inação políticas e determinariam, sem constrangimentos e em consciência, os seus representantes autárquicos, quer sejam eles nacionais quer sejam locais.
Não é esta a realidade. Em Portugal vota-se em partidos e não em pessoas e os partidos premeiam não os melhores mas todos aqueles que em nome de uma disciplina partidária se sujeitam a todas as situações, se adaptam a todas as circunstâncias. É premiado o seguidismo, as "entourages" e não o livre pensamento e discernimento, sendo mesmo proibído inovar e propôr caminhos alternativos. A política é redonda, os discursos são redondos, as responsabilidades são nulas.
O sistema protege a mediocridade. Perante a evidência da fobia de entregar políticamente Portugal a Espanha, como se depreende pela defesa do TGV Lx-Madrid e pelo aeroporto da OTA, depois de entregue económicamente, pergunto sem receio, se para todos os que se sentem portugueses e se orgulham da sua história a presente situação é mais aceitável do que a ditadura que vivemos entre 1928 e 1974.
Haverá verdadeira liberdade num País colonizado no séc. XXI através do pior instrumento colonizador inventado pelo homem, o económico, onde são crescentes os sacrifícios pedidos à população e onde já não cabem razões tantas vezes invocadas de aumento da qualidade de vida, dos serviços primários, da saúde e da educação, ou pelo contrário será essa liberdade maior num País onde o seu povo sofrendo carências menores e de menor risco nacional pode, contudo, de pleno direito e de sua livre vontade conspirar contra o regime político que o governa?
O homem é um animal conspirador e eu afirmo, convictamente, que prefiro a segunda à primeira.

Sem comentários: